sexta-feira, 24 de setembro de 2010

[Cine Desafio] - 3º Dia | 5º Filme: Amor Sem Escala (Blu-Ray)


Título Original: Up in the Air
Lançamento: 2009 (EUA)
Direção: Jason Reitman
Atores: George Clooney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, Amy Morton
Duração: 109 min
Gênero: Comédia Dramática
Estúdio: Paramount Pictures / Cold Spring Pictures / The Montecito Picture Company / Right of Way Films / DW Studios
Distribuidora: Paramount Pictures / UIP
Roteiro: Sheldon Turner e Jason Reitman, baseado em livro de Walter Kim
Produção: Jeffrey Clifford, Daniel Dubiecki, Ivan Reitman e Jason Reitman
Música: Rolfe Kent
Fotografia: Eric Steelberg
Direção de Arte: Andrew Max Cahn
Figurino: Danny Glicker
Edição: Dana E. Glauberman
Efeitos Especiais: Lola Visual Effects / Hammerhead Productions
Site Oficial: http://www.theupintheairmovie.com/

ELENCO:
George Clooney (Ryan Bingham)
Vera Farmiga (Alex Goran)
Anna Kendrick (Natalie Keener)
Jason Bateman (Craig Gregory)
Amy Morton (Kara Bingham)
Melanie Lynskey (Julie Bingham)
J.K. Simmons (Bob)
Sam Elliott (Maynard Finch)
Danny McBride (Jim Miller)
Zach Galifianakis (Steve)
Chris Lowell (Kevin)
Steve Eastin (Samuels)
Adrienne Lamping (Tammy)
Dustin Miles (Ned)

SINOPSE:
Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho.

TRAILLER:

COMENTÁRIOS:
Apesar do George Clooney ser um eterno sedutor, Amor Sem Escala não é Romance. Também não é Comédia, como sugere a blockbuster. O site Adoro Cinema (de onde costumo pegar as informações de ficha técnica, elenco e sinopse) classifica como Comédia Dramática, mas para mim é Drama puro e simples. Se tiverem duas cenas que te arrancam o riso é muito.

Não quero dizer com isso que o filme é ruim. Não é. É interessante, envolvente, tem diálogos inteligentes e, principalmente, sai do lugar comum ao falar de relacionamentos interpessoais. E esse é o ponto.

O que achei mais interessante no filme foi o paradoxo sentimento de Ryan (Mr. Clooney) em relação às outras pessoas. A sinopse diz que "ele mesmo se tornou uma pessoa fria", mas eu não concordo. Ryan é egoísta e individualista o que o torna ausente para seus familiares, mas em diversos momentos demonstra que frieza não é a melhor característica que o define.

A história de Alex é muito mais "lugar comum", mas não a aceitamos bem em nossa cultura. Temos (leia-se eu tive) uma certa dificuldade em imaginá-la como verdade. Não que não aceitemos como verdade, apenas não a criamos em nossa mente antes que os fatos se desenrolem diante dos nossos olhos.

Admito que é um filme que faz pensar. No início cheguei até a concordar com Ryan ao crer que carregamos muito peso, pois acumulamos coisas, pessoas e sentimentos acreditando que isso nos trará felicidade, mas que muitas vezes só tem efeito contrário. Então, quando Ryan pára um só instante sentimos como o peso da solidão é um fardo muito mais pesado de carregar. É como estar cheio de nada e não ter como fugir disso, pois não tem nada nem ninguém por perto pra preencher coisa alguma. Pareceu estranho? Mal escrito? Foi proposital, pois foi assim que senti o personagem: cheio de convicções, mas buscando explicações para convencer a si da veracidade das próprias teorias.

0 comentários: