terça-feira, 27 de maio de 2008

Outra boa, agora no Centro (mesmo) e pode ser no horário do almoço

NIPPON – Cem anos de integração Brasil Japão

Em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro apresenta NIPPON – Cem anos de integração Brasil-Japão. A mega exposição vai ocupar todos os espaços expositivos do CCBB de 27 de maio a 13 de julho.

A mostra traça um amplo panorama da cultura japonesa, desde os seus aspectos mais tradicionais até o momento contemporâneo, e aborda o desenvolvimento da cultura nipo-brasileira e suas características.

Paralelamente às obras de arte de Manabu Mabe, Tomie Othake, Flávio Shiró, Yutaka Toyota e Kimi Nii, serão apresentadas gravuras tradicionais dos grandes mestres japoneses do século XVIII, objetos de arte utilizados no dia a dia e vestimentas como quimonos e armaduras samurai.

“É importante ressaltar que o conceito de arte no Japão é inteiramente diverso do ocidental. Na sociedade japonesa a arte não é feita para ver, mas para viver, e desta forma toda ação, mesmo a mais cotidiana e banal, é permeada de um profundo senso estético, de muito refinamento, elegância e sofisticação”. Declara a curadora da exposição, Denise Mattar.

A mostra tem consultoria geral do Instituto Cultural Brasil-Japão do Rio de Janeiro e o apoio da Comissão do Rio de Janeiro para a comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e do Consulado do Japão.


Para maiores informações há um link para o site do CCBB no título do post.

1 comentários:

Isa Colucci disse...

Lembrando que o CCBB está aberto de terça-feira a domingo das 10h às 21h.