quinta-feira, 27 de abril de 2006

A Arte do "Se Vira Aí!"

Quem nunca ouviu falar do jeitinho brasileiro de resolver as coisas?

Para muitos malandros cariocas isso já vem de berço, mas para nós, pobres mortais, é preciso ter um pouco de treino.

Há que confunda o habitual "se vira aí" com a enrolação de fazer alguma coisa de qualquer jeito, o que eu classifico como "embrulha e manda". Meu foco hoje é o que toda empresa de respeito faz com seus estagiários: Não te ensinei isso, mas como você é uma pessoa inteligente vai fazendo aí depois a gente vê como ficou. Acho que estou ficando expert nisso.

E não é só no estágio. Na faculdade a palavra de ordem é a lei do se vira. Professores que não explicam P.N. mas sabem cobrar em provas é o que mais se tem notícia na rádio-corredor do campus.

Mas tudo tem seu lado bom, mesmo que a gente não consiga ver. Acredita-se. Afinal outra das famas do brasileiro é sua fé. São poucos "São-Tomés" em terras tupiniquins. A maioria acredita no que nem sabe direito se existe. Por exemplo: político honesto. O povo tem fé que um dia consiga eleger, mas ninguém pode apontar qualquer um com conhecimento de causa. Não vimos uma vez se quer na história da república democrática (ou quase) brasileira.

Não vou levantar bandeiras políticas em épocas eleitoreiras. Pelo menos não hoje.
Hoje estou no estágio. Me virando pra fazer algo que nem sei direito pra que serve. E me graduando na cadeira Arte do Se Vira Aí da Universidade da Vida.

1 comentários:

Samara L. disse...

E sabe o que é pior, moça? A gente se vira MESMO!!! Beijos.